sábado, 31 de outubro de 2009

::Morre mais um condenado de 1950::


Zagueiro da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1950, Juvenal Amarijo faleceu nesta sexta-feira, aos 86 anos, no Hospital Geral de Camaçari, região metropolitana de Salvador, onde estava internado há 15 dias. Último titular remanescente do time que perdeu por 2 a 1 para o Uruguai no fatídico “Maracanazo”, o ex-defensor vivia em Jauá, no litoral da capital baiana, e lutava contra uma artrose no joelho direito. A causa da morte ainda não foi divulgada pelos médicos responsáveis.
A imagem da miseravel casa onde vivia Juvenal revela bem a falta de respeito aos grandes ídolos no Brasil.JUvenal era gaúcho,vitoriense,foi orgulho dos xavantes por ter começado entre nós e chegado a seleção brasileira.Foi um extraordinário zagueiro,um gigante na área impondo respeito.Morreu na miséria,desrespeitado.

Natural de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, Juvenal iniciou a carreira no Brasil de Pelotas, onde atuou entre 1945 e 1946. Depois defendeu Flamengo, Palmeiras, Bahia e Ypiranga (BA) onde encerrou a carreira em 1959. Em 16 de julho de 1950, 11 brasileiros, vestidos de branco, entraram no gramado do recém-inaugurado (e inacabado) maior estádio do mundo para registrar seus nomes na história do Brasil. Diante de 200 mil pessoas (10% da população do Rio de Janeiro na época), iriam cumprir o que para quase todos os presentes era uma mera formalidade: confirmar sua superioridade diante de um adversário conhecido e dar ao Brasil a sua maior glória no esporte: o inédito título de campeão mundial de futebol.
Realmente, aqueles 11 homens marcaram seus nomes na história esportiva do país. Mas por terem sido protagonistas da maior tragédia esportiva do país.
A derrota por 2 a 1 para o Uruguai marcou eternamente a vida daqueles 11 brasileiros, que estiverem muito perto de se tornarem conhecidos para sempre como campeões mundiais. Mas a denominação sempre veio acompanhada da palavra "vice" em suas biografias.
Juvenal Amarijo
Data de nascimento: 27 de novembro de 1923

Local de nascimento: Santa Vitória do Palmar (RS)

Clubes : Brasil de Pelotas, Flamengo, Palmeiras, Bahia e Ypiranga-BA

Títulos: Campeonato Paulista 1950, Copa Rio 51 (Palmeiras), Campeonato Baiano 54 e 56 (Bahia), Copa Oswaldo Cruz e Copa Rio Branco 50 (seleção)

Jogos pela seleção: 11