sábado, 22 de outubro de 2016

DIGNIDADE JÁ


O SONHO QUE SE SONHA JUNTO,DIGNIDADE!

Disse o poeta: “que o sonho que se sonha junto é realidade”!

E o meu?

Ainda é sonho porque só eu sonho.

Queria ver o povo,as pessoas terem o mínimo de DIGNIDADE.Porque sou de um tempo onde isso existia.Alguns,mais jovens devem ler e dizer:lá vem com NO MEU TEMPO?

Lembro da negra VANJA,lavadeira e do filho-meu amigo,Brigela.Pobre,chão da casa de terra;lembro da dona Saturna e seu Argemiro.Ela lavadeira no arroio,ele peão de granja.Uma penca de filhos:DIGNOS!

Lembraria de tantos outros DIGNOS na pobreza.

Éramos amigos,ricos,remediados e pobres.Não havia entre nós distinções nem diferenças.Íamos na mesma escola,com o mesmo tapapó.O mais branco,engomado era do Brigela,porque a Vanja cuidava com carinho.Alguns  tinham sapatos,outros chinelos,alpargatas.Mas,havia DIGNIDADE!

Por isso sonho,com pessoas DIGNAS,com um teto pra morar,comida sobre a mesa,abrigo do frio,pés calçados...

Pode ser feliz alguem vendo o próximo triste por não ter um teto,um abrigo?

Numa cidade,como a nossa,pequena,deveríamos estar protegidos e nos protegendo da maldade.Falhamos,porque não demos a estas pessoas DIGNIDADE.Abandonamos a própria sorte,nos recolhemos ensimesmados ao nosso Mundo e não dividimos a riqueza que conquistamos.Armamos contra nós aqueles que antes estavam ao nosso lado.Achamos que rezando na missa seria o suficiente.Não foi.

Eles armaram-se,seduziram e estupraram nossas filhas.Organizaram-se foram buscar nas drogas,no trafico,na bandidagem a DIGNIDADE que negamos a eles.

Hoje não tem tapapós,nem chinelos nos pés.Mas,tem um 38 nas mãos,um cachimbo e uma pedra,o recolher nas vilas e um ÓDIO incontido.

SEGURANÇA, palavra frente de TRABALHO;EDUCAÇÃO e lá longe  DIGNIDADE!

Teu filho de tênis novo é assaltado e morto.

Uma arma sobre tua cabeça: “leva tudo,carro relógio,celular e dinheiro,,mas não me mata”!

Os olhos brilhando da droga que dá coragem e um estampido.A mãe morreu com um,dois,três tiros na porta da escola;a médica nervosa acelerou o carro.Não voltará para casa,nem os seus pacientes...!

VIVER É PERIGOSO!

Um dia sonhei com o povo feliz,sonhei com a DIGNIDADE,mas acho que sonhei sozinho,nunca será real meu sonho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário