quinta-feira, 29 de abril de 2010

:: Intervenção branca do Conselhão ::


O Brasil inova ao montar um Conselhão de Notáveispara dirigir o clube como respaldo ao Presidente Helder Lopes.
Está escrito por aqui que o Helder é o presidente bucha de canhão,porque é o único que aceita seguir dirigindo o clube neste momento difícil.O que já disse é elogiável,mas a realidade é bem essa.
A criação do Conselhão de Notáveis e a explicação dada pelo patrono Erico Ribeiro deixa bem claro quem manda,porque quem pôe $$$ é quem tem que mandar.
Dentro da estrutura do clube, que segue a regra do time em campo, ou seja o importante é ganhar seja como for, a lógica do Conselhão está certa.
Tantos anos se passaram e o Brasil continua o mesmo.Meu temor é quando morrerem estes homens do Conselhão. Talvez aí premidos pela orfandade os novos dirigentes do clube pensem numa estrutura administrativa que reconheça a força do Brasil.
O modelo sempre foi esse,tinha outro nome,poderia chamar-se OPEP no popular,mas é o mesmo Conselhão de hoje.
Se está errado? Acho que não.
É o nosso DNA,assim tem sido e por isso estes altos e baixos da vida xavante,por esta razão nadamos e morremos na praia.Vivemos assim de pires na mão, de favores de poucos, de bicos,nunca com uma renda boa.Moramos na mesma casa simples,mas alguém sempre dirá,está sempre cheia de alegria.´
É o nosso estádio esta casinha simples,limpinha,cheia de gente feliz que poeria fazer sua festa numa mansão.Prefere a pobreza a humildade.Talvez assim seja mais fácil dominar os moradores.
É o modelo ,conviver com a doença que não nos mata,mas não nos permite voar mais alto.
Longa vida ao Conselhão.

terça-feira, 27 de abril de 2010

:: Novos com Tradição ::


A composição da nova xavantada da diretoria junta-se ao proposto Conselho de Administração,espécie de conselho de anciões da tribo,como manda a nação xavante.
Li nomes que não conheço,devem ser guris que me ouviram nos anos 70 e os pais apontavam para o gordo vestindo a camiseta xavante no campo e na margem do gramado.
É bom saber que nesta composição estão nomes com o do Pêto que gosto e admiro,mas por favor,menos Montanelli,menos tá?
Vejo com felicidade a volta do veterano Erico Ribeiro aos interesses do clube e a permanecia do filho que bem poderia ter descambado para o grenalismo,mas lá está rubro negro sempre.
Erico Ribeiro,enquanto politico foi um dos caras mais injustiçados deste País,mas ainda bem que a massa xavante segue admirando-o,como eu.
Elder está bem acompanhado.Ele e seu olhar triste. Ivanio e Peixe no conselhão,são reforços importantes.Paulinho Moreira e Humberto guerreiros da tribo são imprescindíveis.
Gostei, estou começando a me recuperar da depressão deste inicio de ano.
Não me esqueçam estou aqui,louco para ajudar.
Minha trincheira é o microfone da Band e meu patrimônio as idéias,a riqueza minha paixão.
Embora alguns não acreditem,outros não gostem de mim historicamente,mas para eles meu desprezo e minha vitória.
Vamos lá Xavante,os Devotos estão de pé.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

:: Poucos e preocupados ::

O presidente Elder Lopes, é o bucha de canhão destes anos todos de bons e maus resultados do Brasil. Não é lá muito simpático,até diz coisas que politicamente são incorretas - como aquela da Maior e Mais Fiel,mas inegavelmente é o numero 1 em dedicação ao clube. Não fosse ele,nem teríamos diretoria,menos ainda Presidente.Isto é histórico no Brasil.Aquele que aceita a tarefa vai ao desgaste total.Elder foi além, comprometeu até sua saúde pessoal e talvez financeira também. Gozou momentos importantes e nunca usou o clube para melhorar sua imobiliária ou candidatar-se a vereador,por exemplo.
Na sua última fala, que poderia ser de despedida deixando o problema para os outros- e seria justo se o fizesse, pediu mais apoio e ainda ouviu críticas pelo desempenho do time no recente campeonato.
Não deveria nem sofrer críticas e muito menos pedir apoio.No lugar dele entregaria o bastão,sem remorsos.
Elder não é um homem rico financeiramente,mas o é em paixão pelo Brasil.Não pertence aos grupos de elite do clube,mas devotado ao extremo joga tudo para cima pelo Brasil.
Este tipo de pessoa está em extinção na sociedade. E quando eles terminarem nada mais teremos senão um grupo de aproveitadores que sugarão o clube como tantos sugaram outros ao longo da Historia.
Diga-se o que se disser,mas Elder é da estirpe de Evaldo Poeta.
O futebol já não os tem mais.Os grandes sepultaram os que haviam e atualmente são dirigidos por interesses negociais. Os demais clube estão agonizando a procurar dos destemidos como o nosso Presidente.
Saibam que não morro de amores por ele,mas reconheço o seu valor e talvez preferisse que fosse mais comunicativo com a massa torcedora que o admira.Enfim, ainda assim o prefiro aos enganadores.

Longa Vida ao presidente!


SE FOI O MANECA
Manoel Giampaolli foi um sujeito admirável,peitudo,empreendedor,afetuoso,solidário e xavante fanático.Pelo seu amor esportivo era e foi capaz de desafios. Não fazia a cabeça das Elites Xavantes e nos bastidores era ridicularizado,mas não dava bola para isso.Tinha suas idéias,seus propósitos e não ligava ás elites.
Perdemos o Maneca, como ele tantos desta qualidade e mais, que estão por aí na margem do Poder Xavante,trabalhando e fazendo um pouco aqui,outro ali,o muito pelo nosso Brasil. Menos mal que encho mãos com estes abnegados cujo capital investido no clube é o Trabalho.
Vai Maneca e lá de cima tenta nos ajudar para que outros abnegados como tu não nos deixe abandonados neste plano.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

:: O que Somos e o que Seremos,quando?::


O nosso Brasil é uma Historia,muito rica,uma paixão secular,uma Devoção sem igual.Porque ter paixão por Flamengo e Corinthians é barbada,ser Devoto de Santo Antonio também.Mas ser apaixonada e devotado a um clube de futebol que não conquista títulos, que perde o que já teve,que sofre uma tragédia naquele que seria o ano do começo da virada.Confessemos é quase impossível.
Olhem para o lado e pensem no que vão dizer aos netos e filhos pequenos ?
Pensem nisso e não desanimem!
Nesta hora, deveríamos nos reunir para sermos propositivos e proativos.
Já sabemos o que Somos.
Sabemos que Seremos e quando vamos ser o que queremos?
Envelheci,outros antes de mim encaneceram e as novas gerações não podem saber que os nossos sonhos são iguais aos deles porque podem desistir daquilo que não desistimos.Mas, já estamos passando,logo vamos morrer sem ver outra coisa que não seja montar um time para cada competição. Beliscar a fruta e nunca comer nem o bagaço.
Olhem para o Passado do futebol gaucho.Não tem mais nada,Pelotas( esta cidade) e sua gente são os últimos dos moicanos,dos xavantes. Todos os demais foram cooptados e cederam seu sonho de grandeza por um gosto Gre Nal. Não tem Futuro,consumiram seu passsado,amarleceram suas fotos,ruiram as molduras das conquistas,enferrujaram os troféus,caíram pavilhões e arquibancadas e no seu gramado pastam cavalos e ovelhas.
Seus estádios são taperas!
É isto que queremos para nós daqui ha 10 ou 20 anos ?
Sempre que falo de Futuro lembro do meu neto,que um dia ao lado da mãe com os cabelos brancos,levando pela mão outro menino dirá,diante das ruínas do Bento Freitas:
Aqui ,meu avô,teu bisavô me trouxe um dia,andei pelo gramado e vi uma grande torcida gritando rubronegrooo,rubronegrooo.Aqui tinha um clube de futebol que causava temor ao Grêmio e ao Inter,que nestas ruinas derrotou o Flamengo e sua torcida apixonada varreu o Brasil gritando seus hinos de guerra.
Escrevo no meu canto da redação da Band e choro escondido porque ninguém entenderia .Sou emotivo,o que posso fazer?
Isto é o que posso fazer,o que posso dizer nestas linhas de preocupação.
Antes saia ás ruas convocando a torcida,gritava nos microfones da Tupancy e a gente mudava os rumos.
Hoje,sou um homem de 61 anos de idade,quase nem reconhecido nas ruas de Pelotas,como aquele JG que agitava e quando identificado com a camiseta das radios de Porto Alegre,ainda me ofendem.Mas nada disso me dói,nem quando me acusam de ter esquecido o Brasil.O que me dói é saber que não temos Futuro e o nosso Passado vai virar uma lembrança empoeirada numa biblioteca,nos arquivos da TV e das radios.
Um dia vão esquecer nossos gols,quebrar nossos troféus, rasgar nossas faixas,puir nossas camisetas,vender a Baixada.

Acham que não?

Então o que vamos fazer?

terça-feira, 20 de abril de 2010

:: O nosso bolero ::

Ao meu lado o neto Lucas,colorado e xavante sofria tanto quanto o avô assistindo ELLES fazendo 2 a zero. Preocupava-me com o Futuro,se estes caras chegassem ao título,antecipando-se a nós,seria difícil suportar tanta humilhação.Apeados da classificação num campeonato de mortos-a Segundona, e ainda aturando-os campéões,mas afinal o mascarado argentino acertou e encaçapou toda aquela arrogância.
Quando aqui escrevi sobre planejamento para chegar antes do Centenário ao titulo gaucho não estava errado em pensar assim.Seria possível,tanto quanto abrir 2011 na Serie A do Brasileirão.
Não houve planejamento de medio e longo prazo.Tubulamos e vamos ter que enfrentar com coragem a Segundona Gaucha no Centenário.
Quando alguém diz que os sonhos são difíceis é porque não merece viver,pois,a Vida é um sonho que planejamos passo a passo e se tropeçamos procuramos o equilibrio.
Nosso momento é de desequilibrio e mais uma vez estamos perdidos enfrentando velhos fantasmas,mesmo problemas de sempre.
Nada me dói mais que não estar presente para ajudar.
Envelheci,mas não perdi o gosto pelo Brasil,nem abandonei a Devoção.Simplesmente estou distante e todos se distanciam de mim.
Arde meu coraçãod e esperança que vamos superar tudo isso,mas andamos como carangueijos ou dançando bolero,um pra frente,dois prá tras.
Onde buscar alento?

terça-feira, 13 de abril de 2010

De onde vem este gosto amargo? Jà o senti outras vezes e só falta o formigamento no braço para indicar um infarto.Assim que me sinto toda vez que perdemos,que tropeçamos,como se fosse a desgraça amiga da nossa Fé.
Seguirei gritando e clamando neste deserto rubro negro.Não seremos grandes como sentimos na alma enquanto não formos patrimonialmente grandes. De nada adianta um time na A ou na B, porque nossa casa é pequena,acanhada,remendada.
Queremos uma Arena e como se faz isso?
Entendendo que tijolo e aço,cimento e cal são mais importantes nesta hora,para o nosso futuro que um bom time.
Estamos enterrando nossa História,vamos chegar ao Centenário como o triste adversário,na Segunda Divisão,mas isto não me incomoda porque no Futuro não existirá nada disso se tivermos nosso estádio e centro de treinamentos.
Parem com isso!
Parem de montar time a cada 3 meses,demitir treinador por bimestre.Parem com estes pernas de pau,construam o Futuro hoje,com um estadio decente e categorias de base vencedoras,reveladoras.
Enquanto isto não é feito,me calo.E nem sei se a minha voz interessa aos novos dirigentes do meu clube,ou se são iguais os antigos que também não ouviram a prece do futuro e ai estamos minguando,caindo,ridículos.
Não gosto de sentir-me assim,não aguento mais mentir para o meu neto.
Leiam tudo que escrevi sobre o Futuro ha dois anos.
Não quero cansar,mas vou me calar.