quarta-feira, 21 de abril de 2010

:: O que Somos e o que Seremos,quando?::


O nosso Brasil é uma Historia,muito rica,uma paixão secular,uma Devoção sem igual.Porque ter paixão por Flamengo e Corinthians é barbada,ser Devoto de Santo Antonio também.Mas ser apaixonada e devotado a um clube de futebol que não conquista títulos, que perde o que já teve,que sofre uma tragédia naquele que seria o ano do começo da virada.Confessemos é quase impossível.
Olhem para o lado e pensem no que vão dizer aos netos e filhos pequenos ?
Pensem nisso e não desanimem!
Nesta hora, deveríamos nos reunir para sermos propositivos e proativos.
Já sabemos o que Somos.
Sabemos que Seremos e quando vamos ser o que queremos?
Envelheci,outros antes de mim encaneceram e as novas gerações não podem saber que os nossos sonhos são iguais aos deles porque podem desistir daquilo que não desistimos.Mas, já estamos passando,logo vamos morrer sem ver outra coisa que não seja montar um time para cada competição. Beliscar a fruta e nunca comer nem o bagaço.
Olhem para o Passado do futebol gaucho.Não tem mais nada,Pelotas( esta cidade) e sua gente são os últimos dos moicanos,dos xavantes. Todos os demais foram cooptados e cederam seu sonho de grandeza por um gosto Gre Nal. Não tem Futuro,consumiram seu passsado,amarleceram suas fotos,ruiram as molduras das conquistas,enferrujaram os troféus,caíram pavilhões e arquibancadas e no seu gramado pastam cavalos e ovelhas.
Seus estádios são taperas!
É isto que queremos para nós daqui ha 10 ou 20 anos ?
Sempre que falo de Futuro lembro do meu neto,que um dia ao lado da mãe com os cabelos brancos,levando pela mão outro menino dirá,diante das ruínas do Bento Freitas:
Aqui ,meu avô,teu bisavô me trouxe um dia,andei pelo gramado e vi uma grande torcida gritando rubronegrooo,rubronegrooo.Aqui tinha um clube de futebol que causava temor ao Grêmio e ao Inter,que nestas ruinas derrotou o Flamengo e sua torcida apixonada varreu o Brasil gritando seus hinos de guerra.
Escrevo no meu canto da redação da Band e choro escondido porque ninguém entenderia .Sou emotivo,o que posso fazer?
Isto é o que posso fazer,o que posso dizer nestas linhas de preocupação.
Antes saia ás ruas convocando a torcida,gritava nos microfones da Tupancy e a gente mudava os rumos.
Hoje,sou um homem de 61 anos de idade,quase nem reconhecido nas ruas de Pelotas,como aquele JG que agitava e quando identificado com a camiseta das radios de Porto Alegre,ainda me ofendem.Mas nada disso me dói,nem quando me acusam de ter esquecido o Brasil.O que me dói é saber que não temos Futuro e o nosso Passado vai virar uma lembrança empoeirada numa biblioteca,nos arquivos da TV e das radios.
Um dia vão esquecer nossos gols,quebrar nossos troféus, rasgar nossas faixas,puir nossas camisetas,vender a Baixada.

Acham que não?

Então o que vamos fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário